Gráfico de linhas
Os gráficos constituem um importante instrumento de análise e interpretação de um conjunto de dados. Diariamente é possível encontrar representações gráficas nos mais variados veículos de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão), associadas a assuntos diversos no dia-a-dia, como resultados de pesquisas de opinião, saúde e desenvolvimento humano, economia, esportes, cidadania, etc. A importância dos gráficos está ligada, sobretudo, à facilidade e rapidez na absorção e interpretação das informações por parte do leitor e também às inúmeras possibilidades de ilustração e resumo dos dados apresentados.
2. DIAGRAMAS Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, faz-se uso do sistema cartesiano. Dentre os principais diagramas, destacamos: Gráficos em linhas, gráficos em colunas, gráficos em barra e gráficos em setores
2.1. GRÁFICOS EM LINHAS
O gráfico seguinte mostra o desempenho de uma pequena fábrica nos oito primeiros meses de funcionamento. A cada mês está associado certo valor em mil reais. Desse modo ficam determinados diversos pontos no gráfico; unindo-os por segmentos de reta, obtemos o chamado gráfico em linhas.
Fonte: fictícia. A leitura do gráfico nos permite concluir que a empresa operou no “vermelho”, isto é, os custos superaram a receita em dois períodos: no 2º, 3º e 5º meses. Nos demais períodos, a empresa obteve lucro, pois as receitas superaram os custos.
Com base no gráfico anterior, gráfico em linha a seguir, representa a evolução do lucro da fábrica mês a mês nesse período.
Fonte: fictícia.
Os dados do gráfico são obtidos através da subtração da receitas pelos custos em seus respectivos períodos no gráfico anterior. Fazendo a soma dos lucros e subtraendos os prejuízos, pode-se concluir que nesse período, a fábrica ALFA , obteve o lucro total de R$ 98.000,00.
2.2. GRÁFICOS EM