Grupos sociais
E preciso mudar sempre, estar aberto a ideias novas sempre. E necessário rever constantemente nossos conceitos e crenças, e estar sempre prontos a reavaliar nossos conhecimentos, sempre abertos a aprender mais. O desafio é ter sabedoria de olhar adiante. O desafio é ter humildade em rever conhecimentos e valores. Este é o nosso grande desafio.
Se buscarmos no dicionário, paradigma significa, ”padrão”, ”modelo”. Paradigma são modelos que concebemos de como funciona ou é concebido alguma coisa. Está presente em tudo em nossa vida: em nossas atividades particulares, no trabalho na sociedade.
A História está cheia de exemplos de como os paradigmas tornam nossas reações risíveis com o tempo. Por exemplo: quando Galileu ousou contrariar o conceito de Copérnico sobre os planetas e o sol, sofreu grande resistência. Hoje podemos achar isso um absurdo! Mas todos nós, em maior ou menor grau, reagimos todas as vezes que uma proposta nova nos ameaça de mudança.
Mas o que são paradigmas e para que servem? Paradigmas não são coisas ruins. Ao contrário. Padrões permitem-nos estabelecer limites e caminhos para identificar soluções em nossas atividades diárias; Quando você faz um curso de Licenciatura,recebe conhecimentos e padrões. Estes paradigmas o ajudarão a identificar mais rapidamente os casos e suas soluções de seus alunos. Para as situações não muito diferentes das já previstas, paradigmas são extremam entes úteis e necessários.
Para ver através dos paradigmas, é preciso ter em mente ainda outro conceito: os paradigmas cegam, não deixam ver soluções que fujam ao padrão conhecido.
Antes de dizer não a uma nova proposta, lembre-se do paradoxo das mudanças: as oportunidades disfarçam-se em crise. E quando você der o seu passo adiante, lembre-se também disso: você será criticado pelos que tem cegueira de paradigma. Sua coragem e convicção serão testadas. Mas lembre-se também: quando os paradigmas mudam, ou você muda primeiro, ou morre