Grupos do Balanço Patrimonial
Ativo: Utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos, que formam o patrimônio de uma pessoa/empresa em um determinado momento.
Passivo: Utilizado para expressar as obrigações, dívidas com outras pessoas e ou empresas.
Subgrupos:
Ativo Circulante: São contas que estão constantemente em giro, movimento, sendo que a converção em dinheiro ocorrerá, no máximo, no próprio exercício social.
Ativo Não Circulante:
a) Realizável a Longo Prazo: São os bens e direitos que se transformarão em dinheiro um ano após o levantamento do Balanço Patrimonial.
b) Investimentos: São as inversões financeiras de caráter permanente que geram rendimentos e que não são necessárias à manutenção da atividade fundamental da empresa.
c) Imobilizado: São itens de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção da atividade básica da empresa.
d) Intangível: Bens e direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da empresa ou exercícios com essa finalidade.
Passivo Circulante: São obrigações exigíveis que serão liquidadas nos próximos 365 dias após o levantamento do Balanço Patrimonial.
Passivo Não Circulante: Exigível a Longo Prazo. São as obrigações (dívidas de longo prazo) que serão liquidadas com prazo superior a um ano após o levantamneto do Balanço Patrimonial.
Patrimônio Líquido: São os recursos dos proprietários aplicados na empresa. tais recursos significam o Capital mais o seu rendimento (lucros) e reservas.
As duas regras básicas que orientam a estruturação das contas no balanço comercia são:
Prazo (vencimentos): Onde Curto Prazo significa normalmente o período de até um ano, e Longo Prazo, o período superior a um ano.
Grau de Liquidez: Pagar os compromissos.