Grupos de cordados
• São pequenos animais marinhos ; • Não possuem crânio e nem coluna vertebral, sua estrutura esquelética de sustentação é a NOTOCORDA, que pode ou não persistir em certas espécies adultas; • Apresenta clivagem radial do zigoto ; • São deuterotômios ; • Possuem FENDAS FARINGEAS
São divididos em cefalocordados e urocordados.
Cefalocordados : estão em todos os ocenaos próximos as praias arenosas , são organismos alongados comprimidos lateralmente, livre-natantes medindo cerca de 5 cm , passam um grande tempo com a cauda enterrada no substrato dessa forma podem filtrar a a água ao seu redor e capturar as partículas de alimento ao se sentirem ameaçados se enterram por inteiro. São dióicos e as gônadas, saculiformes, não apresentam ductos genitais, a fecundação é externa com grande produção de ovos . Possuem a musculatura em miômeros separdos pelos mioseptos. Do tudo nervoso saem nervos dispostos dorsalmente e ventralmente não existem células sanguineas , respiram princilpalmente pela superfície externa do corpo. Sexos separados, larvas plantônicas, algumas pelágicas. Excretam solenócitos.
Urocordados : são filtradores e possuem notocorda na cauda na fase larval possuem um c corpo recoberto por uma túnica composta de TUNICINA.
São subdivididos em três classes :
Ascidiacea : (as ascídeas ) são espécies solitarias ou coloniais, na fase larval são livre- natantes e na fase adulta são sésseis , monóicos porém os ovários e os testículos aparecem amadurecidos em épocas diferentes , algumas se reproduzem por brotamento. Thaliacea : (as saupas , os dolíolos) vivem em mares de águas quentes , sofrem alternância de gerações .Os pyrosomas são tunicados coloniais e bioluminescentes. Larvacea : são tunicados neotênicos, plantônicos, que apresentam uma capa muito elaborada, relacionada não somente com a proteção do organismo, mas também com a captura de alimento.
Ágnatos
• Feiticeiras e