Grupo Votorantim
O Grupo Votorantim nasceu de uma fabrica de tecidos, fundada em 1918, na cidade paulista de Votorantim. Desde então, diversificou suas atividades e manteve-se em contínuo crescimento, amparado pelos Valores: Solidez, ética, Respeito, Empreendedorismo e União.
O primeiro passo rumo à expansão ocorreu em 1935, com a aquisição da Companhia Nitro Química. Ele foi seguido pela inauguração, 20 anos mais tarde, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil.
Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no final da deda de 1980 o Grupo passou a investir em papel e celulose e, três anos depois, ingressou no setor financeiro com a constituição do Banco Votorantim.
Para fazer frente ao contínuo de suas operações em diversas áreas, em 2001, criou a Holding Votorantim Participações (VPar). Assim, deu o passo decisivo para a internacionalização de seus negócios, hoje em andamento em mais de 20 países.
Iniciativa mantida desde 2003 que visa fortalecer o vínculo entre os profissionais do grupo, assim como valorizar seu papel de agentes da construção da trajetória da organização.
Em 2013, esse conjunto de negócios levou o Grupo Votorantim a registrar receita líquida de R$ 26,3 bilhões. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 5,4 bilhões em 2012.
2. Negócios
Organizados em dois segmentos - Industrial, Financeiro – os negócios do Grupo Votorantim se caracterizam pela diversificação do portfólio ao mesmo tempo em que se mantêm um modelo de gestão unificado e compartilham a mesma Visão e Missão e os mesmos Valores. Esse conceito de Grupo Único, de unidade na diversidade, tem permitido diversificar, ampliar e internacionalizar as atividades, com criação de valor para todos os públicos com os quais se relaciona: clientes, empregados, fornecedores, parceiros, acionistas, governo e sociedade.
As operações industriais