Grupo votorantim
O primeiro passo rumo à expansão ocorreu em 1935, com a aquisição da Companhia Nitro Química. Ele foi seguido pela inauguração, 20 anos mais tarde, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil.
Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no final da década de 1980 o Grupo passou a investir em papel e celulose e, três anos depois, ingressou no setor financeiro, com a constituição do Banco Votorantim.
Para fazer frente ao contínuo crescimento de suas operações em diversas áreas, em 2001, criou a holding Votorantim Participações (VPar). Assim, deu o passo decisivo para a internacionalização de seus negócios, hoje em andamento em 24 países.
Para saber mais sobre essa bem-sucedida história, acesse o site do Projeto Memória Votorantim, iniciativa mantida desde 2003 que visa fortalecer o vínculo entre os profissionais do Grupo, assim como valorizar seu papel de agentes da construção da trajetória da organização.
Comum a todas as Empresas do Grupo Votorantim, o modelo de governança e gestão tem como foco o crescimento sustentado de longo prazo, amparado por três pilares estratégicos:
Gestão operacional
As operações industriais são conduzidas sob o Sistema de Gestão Votorantim (SGV), que agrega as melhores práticas de todas as Unidades. Seus objetivos são a obtenção de resultados, a integração de um modelo capaz de atender às necessidades dos diferentes públicos, a manutenção de linguagem única e a perenização do conhecimento.
Crescimento
Expansões, otimizações de ativos e aquisições são os meios pelos quais o Grupo assegura seu constante crescimento. Soma-se ainda a diversificação – geográfica e de negócios –, que constitui o