Grupo Direito De Viver
Metodologia da Problematização.
Primeira Etapa da Metodologia da Problematização e suas Características Básicas.
Apresentamos anteriormente observações sobre a realidade de parcela da população que vive nos bairros de Jardim Santo Eduardo, Embu das Artes, Capão Redondo e Jardim São Luís, na capital de São Paulo, onde percebemos que a falta de conhecimento sobre seus direitos sociais – educação,saúde , alimentação,emprego e trabalho digno,moradia ,lazer e segurança, previdência social,proteção a maternidade e a infância, assistência social aos desamparados- , conforme reza a Constituição Federal de 1988, na redação da E.C. número 64/2010, é notório e evidente.
Portanto, para o nosso grupo foi de suma importância o que vimos, ouvimos e aprendemos em sala de aula, pois assim poderemos passar tais conhecimentos à população que por diversos fatores desconhecem seus legítimos e alienáveis direitos.
A partir de agora, com os embasamentos teóricos que adquirimos, temos segurança para instruí-los na busca de seus direitos que foram historicamente subtraídos.Ao mesmo tempo, é fundamental que compreendam a necessidade de atuarem enquanto cidadãos que cumpram também com seus deveres. E assim, estaremos dando enorme contribuição para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. Dessa forma estaremos assumindo o nosso papel de agentes transformadores da sociedade, rumo a um país mais justo, onde o cumprimento da lei seja a regra social e ética.
O saber é um fator que se faz necessário na vida de todo e qualquer cidadão. Portanto, o conhecimento é umas das armas imprescindíveis para uma luta desarmada através de reivindicações. É por meio de informações que se pode chegar a possíveis soluções para determinados casos. Isso significa dizer que o conhecimento amplia a visão de mundo e a partir daí podem conseguir resultados positivos no que se refere a determinado problema e necessidade de um grupo ou pessoa de uma demanda