Grupo de estudos - diabéticos
OBJETIVO
Acompanhar a sinistralidade e evolução clinica do paciente dentro do PAD.
METODOLOGIA
Análise das informações coletadas durante atendimento presencial e telefônico dos beneficiários do PAD portadores de Diabetes Mellitus no período de 07/2011 a 06/2012.
RESULTADOS
Observamos um ótimo resultado no que diz respeito ás comorbidades, apenas 10 % do grupo apresenta diagnósticos secundários do Diabetes Mellitus, o que justifica o baixo índice de internações hospitalares por complicações no período analisado, apenas 7,80%%.
Consideramos atingida uma das principais metas do programa, que é a fidelização do beneficiário ao acompanhamento regular com o médico especialista (100% dos beneficiários aderiram), sendo que 73,25% (553 beneficiários) com o médico endocrinologista e 26,75% (202 beneficiários) com médicos de outras especialidades.
Obtivemos poucos resultados ao analisar a realização do exame indicador clinico laboratorial HB Glicada, visto que apenas 10,33% (78 beneficiários) realizou o exame. Levantamos a partir daí o questionamento quanto à coleta desta informação por parte da equipe de monitoramento do PAD, visto que se 73,25% dos beneficiários realizam acompanhamento com médicos endocrinologistas, acredita-se que o médico endocrinologista solicite este exame, e sentimos a necessidade de abordagem e incentivo aos beneficiários para a realização do exame e informação sobre os resultados. Dos 10,33% (78 beneficiários) que realizaram o exame, 57,69% (45 beneficiários) obtiveram resultado do exame dentro do valor de satisfatório segundo a