Grounded Theory
Grounded theory
A pesquisa passa a ser classificada com o nome Grounded theory quando o assunto, a ser investigado, não tem uma teoria a ser testada. Mas em vez disso é o desejo de entender uma determinada situação, como e porque seus participantes agem de determinada maneira, como e porque determinado fenômeno ou situação se desdoba deste ou daquele modo. É através de métodos variados de coletas de dados que se reuni um volume de informações, então o pesquisador termina nas suas conclusões, com algumas teorias que emergiram desta analise rigorosa e sistemática, razão pela qual a metodologia intitula-se Teoria Fundamentada nos Dados. (Grounded = apoiada, fundamentada, sustentada [que seria pelos dados]).
Em outras palavras, a Teoria é aquilo com que o pesquisador encerra o seu trabalho e não com o que se principia, inicia. Não é aquilo que irá ser testado (não é o problema), mas sim aquilo que se conclui depois de uma pesquisa e da analise dos dados dela resultantes.
Segue em anexo no link abaixo um artigo que apresenta um exemplo de aplicação de um método de análise qualitativa, Grounded Theory, em um estudo de observação, com o objetivo de contribuir com a disseminação do método junto à comunidade de pesquisadores em Engenharia de Software. http://www.uspleste.usp.br/jporto/woses2009/anais/03-WOSES-2009.pdf Como foi visto não é algo que está sendo usado para iniciar a pesquisa e sim para encerrar o trabalho. É o desejo de entender uma determinada situação. Então foi aplicada a Grounded Theory para esse esclarecimento.
Definindo pesquisa qualitativa
Strauss & Corbin4 afirmam que o significado do termo pesquisa qualitativa consiste na pesquisa que produz resultados não provenientes de procedimentos estatísticos, referindo aos estudos sobre a vida do indivíduo, experiências de vida, comportamentos e emoções. Também quanto ao funcionamento organizacional, movimentos sociais, fenômeno cultural e interação entre nações.