Grombrich história da arte capítulo 19
O desenvolvimento da pintura, saindo do impasse do maneirismo para um estilo muito mais rico em possibilidades do que o dos grandes mestres anteriores, pois Roma até o final do século XVI e começo do XVII era o centro do pensamento artístico da Europa, e lá estava Anmibale Carracci e Caranaggio que dariam fim ao maneismo.
Carracci mirou em Rafael , pois quando se deparou com as obras de Rafael outro grande artista da Renascença, ficou fascinado e queria reconquistar sua simplicidade e beleza e mostrar a verdade. A verdade tal como podia vê-la, pois os modelos clássicos nem tinham o menor respeito pela “ beleza ideal “ ele queria pensar a arte desde o começo.
O acontecimento onde o artista foi consagrado o acontecimento Caranaggio, o artista torna a luz em um sujeito de sua pintura como o jogo de Chiaroescuro ( claro – escuro ).
Que influenciaria grandes artistas como Velázquez, Rembrandt e muito do que ficaria conhecido como mais belo do barroco. As prostitutas, os marinheiros, os mendigos como modelo de outras veio através de Boêmio.
A lição humana de Caranaggio ensinou a procurar valores mais íntimos e autênticos , a buscar veia profunda do sentimento, ver e observar a natureza com os olhos sempre novos, descobrir e sentir prazer na criação de novas harmonias de cor e luz, tornara-se a tarefa essencial do pintor. O grandes mestres da Europa católica