Grito do ipiranga em livros didáticos em diferentes periodos
Rivelino da Cruz Miranda
Rodrigo Dias Fernandes
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo apresentar comparações acerca dos livros didáticos de História em diferentes períodos, a fim de observar abordagens a respeito de um evento histórico pontual (o grito do Ipiranga), observando diferentes autores e contextualizando a época e a influência em que escreveram. Assim como procuramos fazer uma análise comparativa das representações iconográficas e texto presentes nestes livros, a fim de conseguirmos identificar como um interfere no outro.
Palavras-chave: Livro didático – Ensino de História – Imagens.
1. INTRODUÇÃO
Para a formação deste artigo foram selecionados seis livros que em suas bibliografias estivessem abordando o evento histórico a respeito da independência do Brasil. Estes livros didáticos são: “História da Civilização” , “História do Brasil para o terceiro ano ginasial” , “História do Brasil curso ginasial” , “História do Brasil da Colônia a Republica” , “História volume III” e “História em Documento imagem e texto” , e foram selecionados na Biblioteca Municipal de São João Del Rei e no Acervo do Colégio Nossa Senhora das Dores.
Em um primeiro momento iremos trabalhar como o conteúdo desses livros foi perpassado pelos períodos históricos do nosso país, como o Estado Novo, Ditadura, Redemocratização e inicio do século XXI. Observando principalmente a influência “Positivista” sobre estes livros e como a construção desse tema foi sendo modificada devido a leis que regulamentariam a escolha dos livros didáticos.
Num outro momento procuramos entender o papel que a imagem ocupa nesses livros didáticos. Nossa preocupação de fazer essa pesquisa veio de o livro ainda ser a fonte de apoio do professor mais utilizada em sala de aula, e por isso é necessário fica atento ao seu conteúdo e como ele quer passar transmitir esses conteúdos. Os autores dos