grigori rasputin
Biografia :
Gregory Yefimovich Rasputin, o filho de um camponês russo, nasceu em Pokrovskoye, na Sibéria, em 10 de janeiro de 1869. Embora ele tenha frequentado a escola ele não conseguiu aprender a ler nem a escrever.
Rasputin entrou no Mosteiro Verkhoture mas decidiu tornar-se monge.Por isso voltou a Pokrovskoye. Com 19 anos cassou-se com Proskovia Feodorovna. Ao longo dos próximos anos, o casal teve três filhos: Matrona, Varvara e Dimitri.Mas Rasputin também teve outro filho com outra mulher.
Em 1893, Rasputin visitou a Grécia e o Médio Oriente. No Médio Oriente alegou que tinha poderes especiais que lhe permitiu curar os doentes. Por isso viveu durante algum tempo com o dinheiro das doações de pessoas que ele ajudou.
Pouco depois de chegar em São Petersburgo em 1903, Rasputin conheceu Hermogen, o Bispo de Saratov. Ele ficou impressionado com os poderes de cura de Rasputin e apresentou-o a Nicolau II e á sua esposa, Alexandra Fedorovna. Único filho do czar, Alexis, sofria de hemofilia. Como Alexis estava seriamente doente. Em 1908, Rasputin foi chamado ao palácio real. Ele conseguiu parar o sangramento de Alexis e desde então ele se tornou um membro da comitiva real.
Em setembro de 1915, Nicolau II assumiu o comando supremo do exército russo de combate na frente oriental. Como ele passou a maior parte do seu tempo no quartel-general, Alexandra Fedorovna agora assumiu a responsabilidade pela política interna. Rasputin aconselho-a ao longo dos próximos meses, por isso ela dispensou os ministros e seus representantes. Passados pouco anos começaram a circular rumores que Rasputin e Alexandra Fedorovna estava a tentar instalar uma paz com as Potências centrais. O que trouxe grande descontentamento da população. Por isso em 1916 começaram a desenvolver conspirações para matar Rasputin. Nessas conspirações participaram vários líderes monárquicos da Duma, e também nobres influentes no Imperio entre os quais Félix Yussupov.
Em 1916,