Grid Computing.
Curso de Ciência da Computação - Unilasalle - CEP 92010-000 - Canoas - RS - Brasil
Abstract: This article makes an initial explanation of the concepts of grid computing by citing the example of Legion system and applications.
Resumo: Este artigo faz uma explicação inicial sobre os conceitos de computação em grade citando o exemplo de sistema Legion e aplicações.
Introdução:
Inspirados pelo sistema de energia elétrica, no meio da década de 90,os cientistas da computação começaram a explorar o projeto e o desenvolvimento de uma nova infraestrutura computacional pelo acoplamento de recursos distribuidos geograficamente como base de dados, servidores de armazenamento, redes de alta velocidade, supercomputadores e aglomerados para solucionar problemas de grande escala, levando ao termo popularmente conhecido como Computação em Grade[Buyya 2002] [Buyya 2005] [Foster 1999] [Foster 2002]. Esta infra-estrutura é análoga à grade de energia elétrica que provê acesso consistente, pervasivo e transparente a energia elétrica independente da origem. A grade de energia elétrica disponibiliza energia sob demanda e esconde do usuário detalhes como a origem da energia e a complexidade da malha de transmissão e distribuição.
Figura 1. Representação de Computação Grid.
Histórico:
A Computação em Grade é o resultado de décadas de pesquisa nas areas de processamento paralelo e sistemas distribuídos. A pesquisa em processamento paralelo sempre procurou extrair o máximo de desempenho computacional por meio da criação de máquinas dedicadas com multiplos processadores, redes especiais de alta velocidade, memórias ciompartilhadas e processamento vetorial.Todo este esforço levou a construção de supercomputadores como o NEC Earth Simulator e o IBM Blue Gene(MPPs), máquinas extremamente caras e de propósito especifico, além de aglomerados de computadores(NOWs) de baixo custo financeiro