Grh cvt
C.V.T. – Congressos, Viagens e Turismo, Lda
26/10/2012
Mestrado Executivo de Gestão - LNA
Cláudia Maria Bastos de Carvalho
RESUMO
A ideia de globalização é transversal a todas as áreas, pois, hoje em dia, não vivemos centrados em nós mesmos mas também com a atenção virada para o resto do mundo e para tudo o que se passa à nossa volta. Todos nós estamos mais atentos pois a evolução tecnológica, particularmente acentuada nestas últimas três décadas, permite-nos estar em constante contacto com o mundo exterior, assim como nos permite aceder a todo o conhecimento. A busca do conhecimento tem e deve ser uma constante na vida dos indíviduos assim como na vida das empresas. A evolução tecnológica permite-nos esta busca, individual ou organizacional, dando-nos a possibilidade de crescer no mundo global em que vivemos.
A área de Recursos Humanos das empresas tem de ter consciência destes pontos essenciais – globalização, avanço tecnológico e busca de conhecimento – de modo a conseguir gerir as pessoas, tendo em conta que estas são o maior bem e a mais valia que qualquer empresa pode ter. Tem de se ter em conta, que a empresa não se deve fechar em si mesma, podendo vir a tornar-se “obsoleta”. Ela deve estar atenta ao que a rodeia na busca de melhores soluções que aumentem a sua produtividade, eficiência económica e financeira, qualidade de serviço, formação e motivação das pessoas.
Não se pode estar centrado apenas para a área de produção, bens ou serviços, mas também se tem de estar virado para as pessoas, como liderá-las, como avaliá-las, como seleccioná-las, que tipo de formação a ser dada de modo a torná-las ainda mais competentes. Ou seja, a empresa deve dotar-se de uma área de Gestão de Recursos Humanos eficiente capaz de gerir e estimular os seus funcionários que lhe permita crescer no mercado, tornar-se mais competitiva e alcançar todos os objectivos definidos.
ÍNDICE
Introdução Pag. 4