GREGOS
O atomismo foi uma doutrina filosófica, surgida na Grécia antiga como uma solução para o aparente paradoxo lógico da ideia de mudança entendida como passagem do ser ao não ser; haveria realidade permanente subjacente e toda mudança que constamos a nossa volta: os átomos eternos imutáveis.
A versão original do atomismo ,proposta por Leucipo e Demócrito, era composta, conforme nosso entendimento moderno, de quatro elementos essenciais:
1-corpuscularidade da matéria ; 2)existência do vazio, através do qual se move o átomo
3)redução de toda propriedade sensíveis dos objetos a meras formas de percepção dos átomos formados; 4) mecanismo, isto é, a redução de toda causação á ação externas de agentes materiais, por meio de contato, excluída qualquer ideia de causa finalidade.
Traços Fundamentais Da Escola Atomista
Os Átomos, seres passivos, são Perfeitamente inertes, não tendo nenhuma propriedade física individual por exemplo, os átomos da água e do ferro são essencialmente e idênticos, diferindo apenas em sua forma, enquanto os átomos da água ,por serem redondos e suaves ,não podem se unir facilmente, os átomos do ferro são essencialmente idênticos ,deferindo apenas em sua forma; enquanto os átomos da água ,por serem redondos e suaves, não podem se unir facilmente ,os átomos do ferro são inexatos e duros. Explicando por que eles podem se unir para formar estruturas sólidas.
A importância da geometria para explicar a variedade das formas que observamos na natureza é sem duvida ,uma clara referência á tradição matemática pitagórica .No entanto ainda mais importante ,ao postular a existência do ser (Átomos) e do não ser (Vazio) ,em pé de igualdade, os atomistas obtiveram uma síntese belíssima entre permanência e mutação ,entre ser e vir-a-ser ,ou devir.
A hipótese átomista é, talvez ,a ideia pré-socratica de impacto mais óbvio na ciência moderna. Há ideia fundamental do atomista, e de que a matéria é composta de