Gregori Warchavchik - Primeira casa modernista do brasil
Anna Maria Alves Vaz
GREGORI WACHARVCHIK
Asa Sul - DF
Setembro/ 2012
UNIVERSIDADE PAULISTA
Anna Maria Alves Vaz
GREGORI WACHARVCHIK
Essa pesquisa é apresentada aos professores e orientadores da Universidade Paulista com o objetivo de mostrar a vida e uma obra de Gregori Warchavchik.
Professores: Leonardo Inojosa, Ricardo Meira,
Renata Gonçalves
Asa Sul - DF
Setembro/ 2012INTRODUÇÃO
Gregori Warchavchik foi um dos principais nomes da arquitetura moderna no Brasil. Escreveu um artigo, que é referência até os dias de hoje, onde lançava novos conceitos de racionalização do espaço e combatia o ecletismo acadêmico. Trouxe as ideias modernistas europeias, implantando-as em seu primeiro projeto, a casa da Rua Santa Cruz. Visava sempre a funcionalidade, a comodidade, o despojamento, enfim, o morar bem.
BIOGRAFIA
Gregori Warchavchik nasceu em Odessa (Cidade Ucraniana que fica as margens do Mar Negro) em 1896. Warchavchik começou seus estudos no ramo da arquitetura em sua cidade natal, mais tarde mudou-se para Roma onde concluiu seus estudos no Reggio Istituto Superiori di Belle Arti. Após a conclusão do Ensino Superior, passou dois anos trabalhando com ex-professores, Marcello Piacentini e Vincenzo Fasolo. Veio para o Brasil logo após a Semana da Arte Moderna, contratado por uma empresa construtora de Santos. Em 1927, Gregori é naturalizado brasileiro casando-se com a filha de um industrial.
Warchavchik foi autor do primeiro manifesto de arquitetura do Brasil, publicado inicialmente em italiano com o titulo de “Futurismo?", em maio de 1925 , no jornal “Ill Piccolo”, traduzido para o português em novembro do mesmo ano com o titulo "Acerca da Arquitetura Moderna". O artigo era uma critica aos ornamentos da arquitetura além de uma ressalta feita ao estilo moderno europeu. Além disso, Gregori defende no artigo o conforto sem o elevado custo que muitas vezes esse o mesmo