Casa Da Rua Santa Cruz
Dhionatan Lodi Antunes
RESUMO
A casa modernista da Rua Santa Cruz, do arquiteto Gregori Warchavchik, vem sendo tratado como edificação que abriu as portas para arquitetura moderna no Brasil. O artigo tem como principal objetivo aborda os momentos iniciais da obra, dividindo em três principais períodos: sua reforma em 1935 no seu tombamento em 1984 e posteriormente o seu restauro nos anos 2000. Com grande influencia primordial para os estudos da arquitetura construída posteriormente.
Palavras chave: Casa Modernista, Gregori Warchavchik, Arquitetura Moderna.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de analisar a forma de como se surgiu e foi aplicada a arquitetura moderna no Brasil através do trabalho de Gregori Warchavchik que foi inspirado por arquitetos como Le Corbusier, a partir dai sugira os primeiros manifestos modernos que foram aplicados na Casa da Rua Santa Cruz, o presente trabalho analisa a edificação desde seu pensamento na faze do projeto ao passando ate sua composição e terminando na fase de sua degradação e reformas. O artigo trata também de como era feira a divisão a dos cômodos e como os mesmo eram aplicados no programa o que inovou e o que se manteve intacto dos padrões tradicionais da época desde técnicas construtivas a elementos plásticos e arquitetônicos.
DESENVOLVIMENTO
Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil é marcado pela politica do café com leite, São Paulo era o estado mais rico, e Minas Gerais o mais populoso. O capitalismo vinha se desenvolvendo em São Paulo pela politica republicada junto com as dos cafeicultores. Com o enriquecimento da elite brasileira especialmente paulista o consumo teve um grande aumento e a imitação do modo de vida europeu principalmente francês que ditava a moda vinda de paris. Com isso cresceu a importação e industrialização principalmente da eletricidade, o cimento e o automóvel. São Paulo tinha como edificações tradicionais casarões vindos do