grego
Sociedade pré-legal: Não há qualquer critério estabelecido para lidar com as disputas, os conflitos que surgem em seu meio.
Sociedade proto-legal: Neste caso existem procedimentos bem determinados para a administração de disputas, porém não existem regras ainda definidas.
Sociedade legal: Estágio mais avançado de uma sociedade em crescimento. Como nos dias atuais, sociedades que consideram determinados atos tão indesejáveis que justificam uma sanção. Normalmente uma sociedade neste estágio requer uma forma de escrita desenvolvida (normas). Neste período arcaico houve várias conquistas dentre elas se destaca a escrita. Dessa forma as leis puderam ser codificadas e divulgadas ao grande público. Por meio das aspirações de Homero “assiste a gestação do direito grego”, pois suas obras e epopeias trazem regras e condutas, bem como punições a possíveis violações dessas regras. O grego preferia falar o direito ao invés escrever. A escrita se desenvolveu juntamente com o direito nessa época. O direito grego só conseguiu ser soberano quando atentou a necessidade de escrever as normas que estavam respeitando. Teseu (foi, na