grecia antiga
Filosofia
Vila velha 2014
Nomes: Thayna L., Nahalya, Isabela,Luana.
Conceito e história do termo Estética
Prof° Kell
Introdução
Estética é a tradução da palavra grega aisthetiké, que significa "conhecimento sensorial", "experiência sensível", "sensibilidade". Foi empregada pelo primeira vez para referir-se às artes pelo alemão Baumgarten, por volta de 1750, portanto em plena modernidade.
Em seu estudo inicial, a estética se referia ao estudo das obras de arte enquanto criações da sensibilidade (isto é, das experiências dos cinco sentidos e dos sentimentos causados por elas), tendo como finalidade o belo. Pouco a pouco, substituiu a noção de arte poética e passou a designar toda investigação filosófica que tinha por objeto as artes ou uma arte. Do lado do artista e da obra, a estética busca compreender como se dá a realização da beleza; do lado do espectador e receptor, busca interpretar a reação à obra de arte sob a forma do juízo do gosto ou do bom gosto.
Como seu nome indica, a estética se ocupa preferencialmente com a expressão da sensibilidade e da fantasia do artista e com o sentimento produzido pela obra sobre o espectador ou receptor.
Platão foi o primeiro a formular explicitamente a pergunta: O que é o Belo? O belo é identificado com o bem, com a verdade e a perfeição. A beleza existe em si, separada do mundo sensível.Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na idéia suprema de beleza. Neste sentido criticou a arte que se limitava a "copiar" a natureza, o mundo sensível, afastando assim o homem da beleza que reside no mundo das idéias.
As obras de arte deviam seguir a razão, procurando atingir tipos ideais, desprezando os traços individuais das pessoas e a manifestação das suas emoções. Platão ligou a arte à beleza.
Aristóteles concebe a arte como uma criação especificamente