Grecia Antiga
1. Como era a Grécia na antiguidade?
A Grécia não era uma nação, e sim cidades independentes que tinham o mesmo idioma, cultura raça e religião. Cada cidade tinha o rei, que era a mais alta classe, e suas próprias leis. Os gregos possuíam escolas e universidades. A escola de Esparta era voltada mais à guerra, e a de Atenas era voltada mais à filosofia. As mulheres eram educadas para serem futuras mães e esposas.
A religião era pagã, acreditavam em vários deuses que correspondiam à fenômenos da natureza. Assim como a maioria dos paganismos, suas crenças se baseavam na criação do mundo por um casal divino, Gaia (mãe-terra) e Urano (o céu) que deram à luz todo o universo, depois do Caos. Para os gregos, o mundo se dividia em 3 reinos divinos: O céu e superfície terrestre era governado por Zeus, os mares e oceanos eram governados por Poseidon, o submundo, mundo dos mortos, era governado por Hades. Esses três eram irmãos, junto com Hera (deusa do matrimônio) e Deméter (deusa da agricultura).
Um evento muito importante entre os gregos era a Olimpíada. Eles até paravam a guerra temporariamente pelas Olimpíadas. Somente os homens participavam e viam. Era exatamente como hoje, mas não havia muitos esportes. As Olimpíadas eram em honra à Zeus, e os vencedores recebiam coroas de louro e era feita uma grande festa em sua homenagem.
2. Quais as camadas sociais de Esparta? Explique cada uma.
Esparta apresentava três camadas sociais:
Os espartiatas: eram os dórios, guerreiros que recebiam educação militar especial.
Os periecos: eram os aqueus, tinham boas condições materiais de vida, mais nenhum direito político.
Os hilotas: eram escravos de propriedades do estado, não tinham proteção da lei e sua condição humana era uma das mais insuportáveis de todo o mundo antigo.
3. Como era a educação espartana?
Já ao nascer, a criança era minuciosamente observada por um grupo de anciãos. Caso ela não apresentasse uma boa saúde ou tivesse algum