graça
INTRODUÇÃO
1
O tratamento cuidadoso requerido
... que também vos dá o seu Espírito Santo (1Ts 4.8).
A necessidade de direção divina nunca é mais profundamente sentida do que quando uma pessoa assume a tarefa de dar instrução sobre a obra do Espírito Santo — o assunto é tão indizivelmente delicado que toca os segredos mais íntimos de Deus e os mistérios mais profundos da alma.
Nós instintivamente protegemos a intimidade de nossos parentes e amigos do escrutínio inoportuno, e nada fere mais o coração sensível do que a exposição impertinente daquilo que não é para ser revelado, sendo bonito apenas no círculo familiar. Muito maior delicadeza condiz com nossa aproximação ao santo mistério da intimidade de nossa alma com o Deus vivo. Na verdade, nós dificilmente podemos encontrar palavras para expressá-la, pois ela toca um domínio muito além da vida social onde a linguagem é formada e o uso determina o significado das palavras.
Lampejos dessa vida foram revelados, mas a maior parte está oculta. É como a vida daquele que não clamou, nem gritou nem fez ouvir sua voz na praça. E o que se ouviu foi sussurrado, mais do que propriamente falado — um sopro da alma, suave, mas silente, ou mais uma irradiação do calor da própria alma. Algumas vezes a quietude foi quebrada por um brado ou um grito extasiado, mas houve principalmente um trabalho silencioso, uma ministração de repreensão severa ou
A Obra do Espírito Santo_2010.indd 43
7/12/2010 10:48:44
44
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
de um doce conforto por aquele maravilhoso Ser da Santa Trindade que, com língua balbuciante, nós adoramos como o Espírito Santo.
A experiência espiritual não pode fornecer nenhuma base para instrução, pois tal experiência repousa sobre o que se passou em nossa própria alma.
Certamente que isso tem valor, influência, voz no assunto. Mas o que garante a precisão e a fidelidade ao interpretarmos tal experiência? E, novamente, como podemos distinguir suas