A graça da graça
Centro de Ciências Sociais e Educação
Licenciatura em Ciências Naturais – Física
Derivados de Ácidos carboxílicos: Ésteres.
Belém – PA
2014
Introdução
De acordo com Russell (1994), os ésteres são todos os compostos que possuem a fórmula geral (R é qualquer radical), e que podem ser sintetizados através da reação orgânica catalisada por ácido de um álcool com um ácido carboxílico.
Os ésteres são derivados de ácidos carboxílicos, que são compostos em que há um grupo acila ligado a um átomo eletronegativo que possa agir como grupo de saída em uma reação de substituição. A formação dos ésteres é denominada pela reação de substituição nucleofílica em grupamentos acila, no caso do éster o tipo de substituição é a Alcoólise – reação com um álcool para formar um éster.
Os ésteres são encontrados em grandes quantidades na natureza. Muitos são responsáveis pelos aromas de frutas e perfumes naturais, são constituintes de gorduras e óleos quando em ácidos graxos.
Estrutura atômica e composição
A estrutura atômica do éster está baseada em uma molécula, composta por um carbono com uma dupla ligação com um oxigênio e uma simples com outro, entre radicais orgânicos:
(Estrutura atômica)
Exemplos:
Propriedades físico-químicas
A maioria dos ésteres são os de glicerina (glicerídeos), constituintes principais dos óleos e gorduras. São substancias normalmente liquidas, com densidade menor que a da água, apresentando ponto de ebulição que variam aproximadamente de 54°C à 226°C, dependendo do tamanho da cadeia, relativamente normais pois não possuem ponte de hidrogênio. São pouco ou praticamente insolúveis em água, apesar da presença de oxigênio. Em sua maioria são voláteis.
Os ésteres são pouco reativos quando comparados com os outros principais compostos