graxaim
O grupo GEAS – UPF vem por meio deste, esclarecer que, o filhote encontrado no município de Ajuricaba –RS no dia 16/10/13, capturada pela Brigada Militar de Cruz Alta – RS dando entrada no GEAS –UPF no dia 17/10/13, não é um filhote de Irara (Eira barbara), como divulgado em mídia, e sim um exemplar do sexo masculino de Graxaim do Mato (Cerdocyon thous), filhote que foi batizado pela equipe GEAS – UPF como o nome de KINDER.
Graxaim do Mato (Cerdocyon thous)
→ Características: Um canídeo comum do Estado o Rio Grande do Sul, tem a pelagem formada por pelos cinza – claros, amarelados na base sendo da a linha dorsal mais escura formando-se assim um faixa escura que estende-se da nuca a ponta da cauda.A extremidade dorsal das patas também são escuras o que se distingue do Graxaim do Campo.Animal de hábitos noturnos.
→Habitat: Regiões florestadas, podendo freqüentar áreas campestres.
→Distribuição Geográfica: Guianas, Venezuela, Colômbia, Uruguai, norte da Argentina e sudeste da Bolívia, no Brasil ocorre nas regiões norte, nordeste até o Rio Grande do Sul.
→Alimentação: Insetos, pequenos vertebrado (pequenos roedores) e frutos.
→Reprodução: Tem alta reprodução durante a primavera(Setembro/Dezembro).O período de gestação varia de 52 á 59 dias.A fêmea geralmente tem 5 filhotes por parto, que são amamentados até os 3 meses de vida.
DIFERENÇAS TAXONÔMICAS
Cerdocyon thous (Canídeo) X Eira barbara (Mustelídeo)
Graxaim do Mato Irara Reino: Animalia Reino: Animalia
Filo: Chordata Filo: Chordata
Classe Mammalia Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora Ordem: Carnívora
Família: Canidae