Gravidez Na Adolescencia
Um tema bastante discutido actualmente é a gravidez na adolescência e as suas implicações, tanto para as mães, como para a família e também para a sociedade.
É habitual, nos tempos que correm, ver adolescentes grávidas. Não é uma situação considerada normal, mas tem-se banalizado, porque, aparentemente, está na moda ser mãe aos 15 anos. No entanto o nascimento de uma criança de forma precoce, e muitas vezes inesperada, pode tornar-se numa grande complicação, principalmente na sociedade em que vivemos, onde a mulher é aceite no mercado trabalho e para isso precisa de uma maior qualificação escolar.
Quando uma adolescente engravida são várias as formas de lidar com a situação. Os pais da adolescente podem aceitar e ajudar a cuidar da criança. No entanto, se isto não acontecer, por vezes o jovem casal adolescente é obrigado à união de modo a que ambos sejam responsáveis pelo bebe que virá.
Esta situação poderá trazer imensos problemas. Ambos terão de deixar os estudos, um deles não poderá trabalhar, poderá, eventualmente, faltar dinheiro em casa e as famílias poderão não ajudar. Porque apesar de muito apoio que a adolescente possa receber nunca deixarão de haver responsabilidades em relação ao bebe e isso influenciará muito a vida de ambos. O bebe poderá não receber os cuidados necessários e a mãe deixará de viver tudo aquilo que é suposto ser vivido na adolescência, como as saídas com os amigos.
Para além de tudo isto, estas raparigas não estão emocionalmente preparadas para ter uma criança a seu cargo. A mulher sabe quando é a altura certa de ter um filho. O seu relógio biológico dar-lhe-á essa informação. Mas estas adolescentes não sabem quando é a altura certa e é por isso que engravidam tão prematuramente.
Com toda a informação que existe hoje em dia, sobre os riscos da gravidez, as consequências, o sexo seguro e as doenças que podem ser transmitidas sexualmente, é um grande erro deixar-se engravidar. Algumas raparigas fazem-no apenas