GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO
REPARTIÇÃO DE PSICOLOGIA.
TEMA:
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
ESTUDANTE: JULIÃO NETO MESQUITA ADRIANO
CURSO: PSICOLOGIA
ANO: 4º
PERIÓDO: PÓS-LABORAL
CADEIRA: MODELOS E MÉTODOS DE COMUNICAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
SUMBE, SETEMBRO DE 2014
I-GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
A Gravidez na adolescência, como o próprio nome define, consiste na gravidez de uma adolescente. Apesar de a Organização Mundial de Saúde considerar a adolescência como o período de dez (período onde a mulher tem a sua primeira menstruação geralmente) a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por factores culturais.
Wong (1999), descreve a adolescência como “o período de transição entre a infância e a vida adulta – um período de rápida maturação física, cognitiva, social e emocional. Porém, Ferreira apud Gomes (2003), define adolescência “como o período da vida humana que sucede a infância, começa com a puberdade e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas”.
Para Rosa apud Gomes (2003), o fim da adolescência são os ajustamentos normais do indivíduo aos padrões de expectativa da sociedade, com relação às populações adultas”.
De acordo com a OMS, a adolescência compreende um período entre os 11 e 19 anos de idade, desencadeado por mudanças corporais e fisiológicas.
Como factor fundamental para a ocorrência da gravidez está a ocasião da menarca (primeiro período menstrual), que ocorre próximo aos 12 anos e meio, embora este valor varie de acordo com a etnia [] e peso. A média de idade da ocorrência da menarca tem e continua diminuído com o passar dos anos. Mesmo a fertilidade levando a gravidez precoce, ainda há uma série de factores