Gravidez na adolescencia
“Jovem mãe”
1- APRESENTAÇÃO
A gestação é uma fase do ciclo vital da mulher, em que ela não só aprende sobre si mesma, como também vivencia ansiedades e desamparo, num clima de intensa expectativa. Todo o esquema corporal da mulher passa por profundas modificações por um tempo limitado, exigindo intensas e rápidas adaptações físicas e emocionais. Todos esses fatores são geradores de ansiedade, que, num nível mais exagerado, impede a boa evolução da gravidez e da interação com o bebê.
Quanto mais oportunidades de relação com o companheiro e familiares – forem dadas à gestante, mais aumentam suas chances de adaptação. O conhecimento de todos os fenômenos da gestação é outra maneira de participação ativa, e as observações clínicas mostram grande alívio das ansiedades, conforme a grávida vai se tornando emocionalmente envolvida.
Estudos científicos evidenciam que o vinculo afetivo estabelecido entre mães e filhos durante a gestação é de suma importância para o desenvolvimento físico e emocional dos bebês.
A proposta caracteriza-se pela realização de uma semana (5 cinco dias) encontros temáticos, na modalidade de grupos de diálogos. Neste sentido, o projeto em questão justifica-se por razões sociais, psicológicas e culturais. Enquanto atividade social tende a possibilitar uma maior aproximação entre as mães adolescentes e o conhecimento científico, além de colaborar para a sua formação materna e cidadã. A expectativa sobre este projeto é de que consiga colaborar com esta problemática social da atualidade, favorecendo com isso as práticas de responsabilidade social. Aliado a isso, entende-se que as futuras mães adolescentes possam aperfeiçoar habilidades, competências e sentimentos desenvolvidos ao longo desse novo período que se instala em suas vidas.
Pode-se destacar, também, a colaboração com a saúde sócio-afetiva das futuras mães, uma vez que imersas