Gravidez na adolescencia
A gravidez na adolescência constitui problema emergente , Este artigo descreve as razões que levam à sua ocorrência e seus reflexos sobre a família, segundo os próprios membros . A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu o método da análise de narrativa para entrevistar 19 pessoas que viveram a experiência da gravidez na adolescência no contexto da família. Divididadas em duas categorias descritivas: As razões da gravidez na adolescência e os reflexos da gravidez sobre a família e a vida das adolescentes.
As Razões da gravidez na adolescência
De acordo com este arquivo a gravidez foi considerada como uma consequência dos problemas pessoais, familiares e socioeconômicos enfrentados pelas adolescentes; precocidade do namoro, que estava associado à falta de cuidado com a anticoncepção ; As “más companhias” que influenciavam negativamente as adolescentes também foram relatadas ; As amizades inadequadas eram inevitáveis em razão das características socioeconômicas e estruturais muito precárias do local onde moravam; ou a rebeldia , como característica própria de fase. Algumas mães viam a gravidez como esígnio divino a que os seres humanos estão sujeitos e acreditam que a responsabilidade e a culpa sempre recaiam sobre ela.
Os reflexos da gravidez sobre a família e a vida das adolescentes
Os efeitos da gravidez foram vistos apenas pela perspectiva puramente positiva em algumas famílias. Nesses casos, a alegação era de que a presença da criança na família promoveu a paz e a união entre seus membros , fazendo com que o sentimento de felicidade predominasse, Em algumas famílias o orçamento domestico demandou aumento da renda familiar, em outras só houve necessidade de adquar os hábitos de consumo.
Agravidez e a incorporação do papel materno por parte das adolescentes trouxeram grandes mudanças em suas vidas, como o estudo e o trabalho. A maternidade fez com também com que as adolescentes amadurecessem rápido e precocemente, tornaram-se