Gravidez na Adolecenscia
4839 palavras
20 páginas
CENTRO DE FORMAÇÃO EM RECURSOS HUMANOSSUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 objetivo 4
3 Metodologia 5
4 RESULTADOS E DISCUSSãO 6
5 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 10
6 PERSPECTIVA DE VIDA PARA ESSA GESTANTE ADOLESCENTE 19
7 CONCLUSÃO 20 REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
A adolescência é uma das fases do desenvolvimento humano onde ocorrem inúmeras mudanças físicas, psíquicas e comportamentais, esta fase é considerada por muitos problemática por envolverem diversos fatores do caráter em desenvolvimento, gerando conflitos, rebeldia, típicos de uma personalidade não definida. A descoberta da sexo, as emoções a flor da pele exigem da família, educadores e profissionais da saúde maior atenção, no que tange ao riscos de DSTS e o da gravidez indesejada.
A gravidez na adolescência não é um fato novo, mas foi observado um crescimento excessivo nos últimos anos, principalmente entre adolescente entre 14 (quatorze) e 18 (dezoito) anos. Em nossa prática escolar, encontramos um problema, que atinge um segmento muito delicado de nossa sociedade que são as adolescentes. Esse problema se constitui na gravidez na adolescência, que está alcançando índices cada vez mais altos, exigindo especial atenção principalmente quando diz respeito à dimensão que esse problema pode alcançar.
O aumento da gravidez nessa fase da vida configura-se como um problema de saúde pública no Brasil, uma vez que neste momento os jovens deveriam estar se preparando para a idade adulta, especialmente em relação aos estudos e melhor ingresso no mercado de trabalho no entanto o uso dos meios de comunicação de massa promovendo cada vez mais a banalização do sexo, tido hoje como simplesmente mero ato de prazer e satisfação tem propiciado à sociedade de um modo geral uma visão errônea da sexualidade.
O trabalho em suma fala sobre a gravidez na