Gravidez de alto risco
Nome do (a) aluno (a): Noemi Barreto Santiago
Curso: Gestão em saúde publica
Polo: Salvador
Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada Faculdade de Ciências Educacionais como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.
TEMA
Gravidez de alto risco
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da enfermagem durante a gravidez na adolescência
PROBLEMA
A adolescência corresponde ao período de estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social. Quais os riscos durante a gravidez na adolescência e quais são os cuidados da enfermagem?
JUSTIFICATIVA
A gravidez indesejada na adolescência é vivida pela jovem como um período de muitas perdas. Ela deixa de viver sua juventude, interrompendo seus estudos, abandonando o sonho da formação profissional e seus projetos de vida. Por causa dessa nova responsabilidade, pode afastar-se dos amigos, perder a confiança e o apoio da família, que muitas vezes expulsa e abandona a jovem à sua própria sorte. Por tudo isso, podemos ver que a adolescência não e o melhor momento para a maternidade.
Os problemas de saúde mais comuns nas jovens grávidas são a anemia profunda, pré-eclâmpsia que é a hipertensão e o inchaço, eclampsia que leva às convulsões, coma e até mesmo a morte. Outros problemas bem comuns são as complicações na hora do parto, levando na maioria das vezes a partos prematuros, cesarianas e a depressão pós-parto. Todos esses problemas ocorrem porque o corpo da adolescente ainda não está totalmente formado e quando grávidas, começam a ‘competir’ com o feto que também está crescendo.
A enfermagem pode atuar de forma significativa para a redução das complicações relacionadas com a função reprodutiva, através de uma adequada assistência ao ciclo gravídico-puerperal (9), ampliando os horizontes para a equipe assistir melhor as gestantes de alto risco nos serviços de