Gravides x Cosmeticos
Andryelle Rezende
Cristina Guerra
Na gravidez, os cuidados que você pode e deve tomar resumem-se em sessões de drenagem linfática, hidratação facial e corporal e limpeza de pele. Pois os demais tratamentos só estão liberados no pós-parto, após o período de amamentação. O uso de medicamentos e cosméticos deve ser discutido com o médico obstetra.
No primeiro trimestre de gestação os cuidados devem ser grandes, pois é o período mais delicado de todos.
É nesta fase que ocorre a formação do feto e a formação de todos os órgãos. Por isso, os cuidados com o uso de produtos e medicamentos é fundamental para que não ocorram má formações no feto.
A partir segundo trimestre deve-se fazer a estimulação da pele do abdômen e do mamilos.
A estimulação da pele do abdômen se dá através de manobras de massagem localizada com movimentos de pinçamentos.
Os mamilos devem ser massageados para a formação do bico e, assim, facilitar a amamentação.
Cuidado:
O uso de creme hidratante nos mamilos não é recomendado, pois o creme irá tratar do mamilo, deixando-o com a pele suave e macia.
O ideal é que o mamilo fique com a pele mais grossa e resistente, para evitar que a mamãe sofra com o aparecimento de fissuras durante o período de amamentação.
O uso de bucha de banho nos mamilos e o banho de sol nesta área também está recomendado.
A preocupação com o ganho de peso é fundamental para a melhor recuperação no pós-parto. Nesta fase, a gestante passa a se programar para o parto. Os cuidados estéticos do terceiro trimestre incluem sessões de drenagem linfática com uma frequência maior, chegando até 3 vezes por semana. Proteção solar, limpeza de pele mensal e hidratação profunda do corpo para evitar as estrias são essenciais.
Acne:
Nas primeiras semanas de gestação, há aumento de progesterona no corpo, o que estimula a pele a produzir mais óleo.
A consequência