Gravidas toxicodependentes
Considerações importantes sobre a mulher toxicodependente * Quase a totalidade destas que consomem drogas injetáveis têm hepatite C. * A heroína é uma das drogas preferenciais consumidas por estas mulheres. * O tabagismo e o excesso de álcool são uns dos fatores que atrasam o crescimento intrauterino.
Efeitos das drogas nas mulheres * O consumo abusivo de drogas está associado a diversos problemas de saúde: * Amenorreia; * Tensão pré-menstrual; * Problemas de fertilidade; * Menopausa precoce.
Fatores de risco biológico * Gravidez de risco é resultante da ação das drogas consoante a dose, via de administração, frequência e duração do consumo. * As drogas - particularmente a heroína – são associadas a abortos espontâneos. * Levam a um parto pré-termo em maior parte doas casos.
Fatores de risco psicossocial e psicofamiliar * A vulnerabilidade da gravidez na mulher toxicodependente decorre, também da falência dos recursos de apoio social e familiar. * A precariedade das condições de vida, associadas à constante instabilidade socioeconómica, é um fator bastante analisado.
A venda do próprio corpo * A prostituição da mulher toxicodependente é assinalada como um fator de risco para a gravidez. * Alguns autores consideram a prostituição da mulher como sendo um dos meios maioritariamente utilizados para assegurar o seu consumo regular de droga.
Vigilância da gravidez e assistência pré-natal
Pode ser muito importante um acompanhamento psicológico. * Auxiliar a gestante a compreender; * Cuidados com o recém-nascido; * Prevenir possíveis complicações.
O acompanhamento pré-natal com um obstetra é indispensável. * avaliação e acompanhamento sistemático e cuidadoso da mulher grávida; * Prevenir, identificar e/ou corrigir as anormalidades maternas ou fetais que afetem a gravidez;
O pós-parto * No bebé já após o parto pode provocar síndrome de