Grau API
Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extrapesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.
O grau de API permite classificar o petróleo em:
Petróleo leve ou de base Parafínica: Possui ºAPI maior que 30. Contém, além de alcanos uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.
Petróleo médio ou de base Naftênica: Possui ºAPI entre 22 e 30. Além de alcanos, contém também de 25 a 30% de hidrocabonetos aromáticos.
Petróleo pesado ou de base Aromático: Possui ºAPI menor que 22 e é constituído, praticamente, só de hidrocarbonetos aromáticos.
Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado. http://abqrs.com.br/reservas-pre-sal/ É obtido pela fórmula:
ºAPI = (141,5 ÷ densidade da amostra) - 131,5 em que a densidade é medida relativamente à densidade da água 1
A densidade, portanto, pode ser obtida por:
Obs: 60°F correspondem a 15,55...°C
Grau API do American Petroleum Institute (ºAPI)
Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são