Grandezas Elétricas
A corrente elétrica (simbolizada por i) consiste no movimento de cargas elétricas em um sentido predominante. A corrente elétrica pode ser entendida como sendo a quantidade de elétrons que atravessa a secção de um condutor em um segundo.
A unidade de medida da intensidade de corrente elétrica é o Ampére. Como o Ampére é uma unidade grande, frequentemente utilizamos seus submúltiplos, como o miliampére (mA) e o microampére(uA).
É frequente o uso do termo Amperagem no lugar de corrente. Chamamos de corrente continua (CC ou DC) quando os elétrons percorrem o condutor em um único sentido e corrente alternada (CA ou AC) quando o sentido da corrente varia. As pilhas e baterias fornecem corrente continua, ou seja, a corrente vai do pólo positivo para o pólo negativo. Já a eletricidade fornecida para nossas residências é corrente alternada.
Tomando como exemplo uma lâmpada. Ora a corrente percorre o filamento em um sentido, ora em outro. Quando precisamos medir eventos que se repetem num intervalo de tempo utilizamos o conceito de frequência. No caso da corrente elétrica, utilizamos este conceito para medir a quantidade de vezes que a corrente completa um ciclo de alternância dos sentidos em um segundo. A unidade de medida da frequência é o Hertz (Hz). Um Hertz é igual a um ciclo por segundo (c/s). Quando trabalhamos com frequências mais altas utilizamos os múltiplos do Hertz: • O quilohertz (KHz) é igual a 1.000Hz
• O megahertz (MHz) é igual a 1.000.000Hz
• O gigahertz (GHz) é igual a 1.000.000.000Hz
No Brasil, a corrente alternada distribuída pelas concessionárias tem a frequência de 60Hz.
Resistência Elétrica. Todo material pode ser classificado com condutor, não-condutor (isolante) e semicondutor. Materiais condutores não oferecem oposição a passagem da corrente elétrica.
Os metais são exemplos de bons condutores de eletricidade. Os materiais