Grande Depressao dos USA
A causa mais citada para se sentirem discriminados é a idade avançada.
A percepção de ter sido discriminado em função de gênero, etnia, deficiência ou aparência é mencionada por poucos. A discriminação, por si só, já é um dado social preocupante.
Dos brasileiros com idade entre 55 e 73 anos, 39% afirmam que são ou já foram vítimas de discriminação por causa da idade.
Os idosos são discriminados principalmente pelos sérios públicos, destacando-se entre eles os ônibus. muitos motoristas, dependendo o horário e do seu estado de humor, seguem em frente quando algum idoso dá sinal para que o ônibus pare. Ou mal esperam os idosos a desembarcarem, jogando-os muitas vezes ao chão.
O cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo estudo, falou que o problema só será resolvido quando houver “civilidade”. Mas a sociedade terá de ser educada para isso.
O mesmo estudo revela que os idosos respondem pelo pagamento da maioria das contas da casa onde moram. Oitenta por cento das pessoas entrevistadas afirmaram que arcam com a maior parte dos gastos da família, contra 19% de indivíduos que disseram que são sustentados por parentes.
Considerado uma grande conquista social, o Estatuto do Idoso completa cinco anos de vigência. Lamenta-se, contudo, que o desrespeito e o descumprimento às suas normas continuem constantes em uma sociedade aparentemente pouco disposta a conceder o devido apreço ao direito de quem avança na idade. Por isso, é oportuno o lançamento da cartilha pelo Ministério Público Estadual, através da