Gramatica
Observe os exemplos: Comprei três metros e meio de tecido (três metros mais meio metro). Andei duas léguas e meia para chegar até aqui. (duas léguas mais meia légua).
Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subtendida.
Meu óculos ou meus óculos?
A palavra óculos, assim como parabéns, férias, núpcias, é comumente usada no plural, já que seu singular, “óculo”, é desconhecido da maioria.
Quanto ao seu uso, há duas opções: ou usamos tudo no plural – os meus óculos novos; ou usamos tudo no singular – o meu óculo novo. A estrutura apresentada no plural é a preferida.
Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).
Exemplos:
Eles acrescentaram meia porção de frios ao pedido original. [Adjetivo]
...[meia porção = metade de uma porção]
[pic][pic]Elas estavam meio preocupadas hoje. [Advérbio]
...[meio preocupadas = mais ou menos preocupadas]
Freqüentemente se confunde o emprego correto da palavra meio em sentenças indicativas de período de tempo. Vejamos, então, os exemplos:
São exatamente meio-dia e meio. [Inadequado]
São exatamente meio-dia e meia. [Adequado]
Nesse caso a palavra meio é empregada como adjetivo nos dois momentos: no primeiro caso está qualificando a palavra dia (metade de um dia; dia = substantivo masculino); no segundo caso está qualificando a palavra hora, (metade de uma hora = meia hora; hora = substantivo feminino).
17. MEIO /