Grafos
2-a)Grafos:estrutura bastante genérica que organiza vários elementos, estabelecendo relações entre eles, dois a dois.
Árvores:são um subconjunto dos grafos, visto que em uma árvore, existe um único caminho que leva a qualquer nó, ou seja, não há possibilidade de se voltar a um nó já visitado a partir de seus filhos.
b) Grafos:estrutura bastante genérica que organiza vários elementos, estabelecendo relações entre eles, dois a dois.
Lista– sequência de elementos dispostos em ordem
Fila– sequência de elementos dispostos em ordem com uma regra para a entrada e saída dos elementos (o primeiro que chega também é o primeiro que sai da estrutura).
Pilha– sequência de elementos dispostos em ordem, mas com uma regra para entrada e saída dos elementos (o ultimo que chega é o primeiro que sai da estrutura).
3- A representação de dados como estrutura de dados, pode ser aplicadas em:
• Mapas de distancias
• Mapas Metabolicos
• Diagramas e Fluxogramas
• Redes de computadores
• Redes Neurais
• Estruturas qu´ımicas
4 - A estrutura de um grafo G = (N,A) consiste em um conjunto (N) de nós (vértices) e um conjunto (A) de arcos (arestas) consistindo de pares (ordenados ou não) de vértices pertencentes a N.
As funções básicas que consistem a estrutura de um grafo são: - inicializar o grafo e ler o grafo;
5 -
No século 18 havia na cidade de Königsberg um conjunto de sete pontes (identificadas pelas letras de a até f na figura abaixo) que cruzavam o rio Pregel . Elas conectavam duas ilhas entre si e as ilhas com as margens
Por muito tempo os habitantes daquela cidade perguntavam-se se era possível cruzar as sete pontes numa caminhada contínua sem passar duas vezes por qualquer uma delas.
Modelo do Problema
O Grafo utilizado como modelo é definido como segue:
V = { m | m é uma ilha ou uma margem }