graduação em matematica
Para Durkheim existem diferentes tipos de Educação, e não apenas uma. Essas diferenças existem em nível regional a global, pois determinada Educação sempre irá atender as demandas da sociedade a qual faz parte. Por exemplo: nas cidades, principalmente as grandes metrópoles sejam brasileiras ou outras, existe a Educação do rico e a Educação do pobre. O rico sempre será ensinado de forma melhor, para aprender a ser patrão, enquanto isso o pobre recebe uma Educação que só irá ensinar ele a fazer o que o patrão manda (não que isso seja regra, mas acontece quase sempre). Essas educações são dividas para atender a demanda da sociedade, ou seja, os indivíduos vão ser especializados para as áreas em que a sociedade os necessita.
Outra crença de Durkheim era acerca do dever da Educação. A Educação deveria formar o "ser social", já que o homem por natureza seria egoísta e associal. A Educação iria inseri-lo na sociedade, já com sua mente preparada para seguir todas as regras e leis determinadas por esta mesma sociedade. E essa Educação sempre seria voltada para a sociedade a qual pertencia, e sempre repassaria valores dessa sociedade e de sua cultura vigente.
Algo que achei bastante interessante no livro foi a forma como Durkheim dá valor aos docentes, afinal de contas ele mesmo se tratava de um. Tem um trecho que acho que faz todo o sentido para um professor se ele quiser ser um bom profissional de ensino de qualquer disciplina.
"(...) a autoridade, assim entendida, nada tem de violência ou opressão; consiste inteiramente numa certa ascendência