Graduano
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS
Brasil x EUA - Principais diferenças no processo eleitoral.
Cachoeira, 2013
Brasil x EUA - Principais diferenças no processo eleitoral.
Popularmente reconhecidas como o ponto máximo do exercício da democracia, as eleições tem uma trajetória bem mais complexa do que possamos pensar. Atualmente, a escolha de representantes políticos por meio do voto atinge somente a metade das pessoas no mundo inteiro e o processo eleitoral varia muito. No presente trabalho, venho abordar alguns aspectos do processo eleitoral dos EUA e do Brasil, onde as diferenças são muitas.
Cada nação tem suas regras definidas pelos poderes responsáveis para conduzir o processo eleitoral dentro da plena normalidade seriedade e festividade de cada povo. Analisando os rituais das eleições democráticas do Brasil e dos Estados Unidos, percebe-se com evidencias, quantas diferenças e singularidades existem entre duas nações que adotam o mesmo sistema democrático de escolhas dos seus governantes.
O Brasil com suas peculiaridades constrói sua identidade no mundo dentro do campo democrático. O processo eleitoral é bem simples: todos os brasileiros em idade de votar vão às urnas e fazem suas escolhas, ou ainda votam em branco e nulo. Os candidatos que tiverem a maioria dos votos se elegem, seja em primeiro ou segundo turno. Uma das principais características no processo eleitoral do Brasil, é que o voto é obrigatório. No entanto, há uma constante e acalorada participação popular por seus candidatos e as siglas partidárias. Outro distintivo que fica estampado na face de todos os eleitores: é o prazer, o domínio, o gostinho de poder chegar até a urna eletrônica e digitar os números do seu candidato preferido, ver sua foto na telinha da urna. Além disso, é ter a certeza de ter votado em quem gostaria e consumado o direito e dever da participação direta nas eleições democráticas. Há um sentimento de participação