graduando em lch

776 palavras 4 páginas
A filosofia e a ciência
O nome da coluna é Filosoflávio. O meu nome é Flávio. Mas eu não sou filósofo. Filósofos são poucos, pouquíssimos. Filósofo é Platão e mais uma dúzia, no máximo.
Eu sou apenas um apaixonado pela Filosofia. No meu ritmo, com a minha limitada inteligência, sem compromisso, gosto de ler filosofia, e gosto de pensar sobre os assuntos mais essenciais. Sobre as causas primeiras, como e por que as coisas são do jeito que são. Temas filosóficos. Pela própria etimologia do nome, a filosofia é um amor a sabedoria, portanto, mesmo não sendo sábio, por amor, eu posso especular.
Penso que todo o mundo pode fazer isso. Tomo a iniciativa de escrever agora sobre um tema muito interessante e que normalmente gera muita confusão em quem se interessa por filosofia.
Quais seriam as semelhanças e as diferenças entre a filosofia e a ciência?
Na antiguidade, a filosofia se confundia com a ciência. Os filósofos eram cientistas. Por que a filosofia é tão semelhante com a ciência a ponto de já ter sido confundida com ela? A filosofia se assemelha com a ciência justamente por ser racional e por não acreditar em nada por boa fé.
A ciência, no entanto, é mais metódica que a filosofia. O cientista já sabe aonde quer chegar, ainda no ponto de partida de sua investigação. O cientista vai sempre à sua experiência com uma idéia, com uma hipótese pré-concebida. A ciência de certa maneira já possui os seus objetos de investigação de antemão. Cabe a ela fazer sínteses de conhecimento experimentando e desvelando as relações de causa e efeito que estes objetos podem lhe dar.
A ciência, por exemplo, formaliza a causalidade do fato da pedra esquentar quando recebe o calor do sol em sua face. Diante deste fato, que passa a ser cientificamente formulado e comprovado, a ciência proporciona usos para o calor do sol, ou outras maneiras de se produzir calor, até para se substituir o calor do sol.
Está aí uma das grandes conquistas da ciência: ela conseguiu domar a natureza. A

Relacionados

  • midia
    12600 palavras | 51 páginas
  • individualizaçao da pena
    19513 palavras | 79 páginas
  • PARAMETROS EVOLUTIVOS DO NAMORO
    64744 palavras | 259 páginas