Graac
CURSO DE PSICOLOGIA
Suellen Santana Torres
Suzanna Oliveira
Edenice Macedo
Francisco Erick
Casa de apoio (GACC): estudo sobre a sua importância na assistência às crianças com câncer
MANAUS-AM 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE-UNINORTE
CURSO DE PSICOLOGIA
Casa de apoio (GACC): O estudo sobre a sua importância na assistência às crianças com câncer
Projeto de Pesquisa elaborado pelos acadêmicos Suellen Torres, Suzanna Oliveira, Edenice Macedo e Francisco Erick, sob orientação da Profa. MSc. Katiuscia Araújo de Farias e apresentado ao Curso de Psicologia, como Trabalho mensal do Curso de Psicologia, no Centro Universitário do Norte.
MANAUS-AM 2009
1. INTRODUÇÃO
Câncer é o nome dado às doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
O câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação.
Entre os cânceres mais comuns em meninos, ou meninas estão às leucemias, os linfomas e os tumores do sistema nervoso central. Nas crianças, se compararmos com os adultos, a doença apresenta uma evolução mais rápida e na maioria dos casos, uma localização mais profunda no organismo.
Nestes casos, o tratamento é complexo, envolvendo os aspectos sociais, biológicos e emocionais da criança. Assim, existem diversas instituições responsáveis por atender, assistir e apoiar essa clientela, tais como Centros de Referencias, Hospitais e Casas de apoio.
Enfatizando o GACC (grupo de apoio a criança com câncer), destaca-se essa casa de apoio, pois assim como a maioria, não tem fins lucrativos