Gps na logistica
Como os sistemas de informação podem contribuir para uma logística eficiente, através do GPS.
Guilherme Octávio da Silva Simeão[1]
Leonardo dos Santos Neto[2]
RESUMO:
Este é um artigo de revisão que busca discutir até que ponto a Tecnologia da Informação (TI) pode ser usada na logística para aumentar a eficiência das organizações, tendo como foco o Sistema de Posicionamento Global (GPS), seus softwares, satélites, componentes, etc. Também será abordado como esta tecnologia pode auxiliar a logística no transporte, monitoramento, e designação de rotas mais eficazes, contribuindo para um melhor fluxo de informações, fazendo com que haja um aumento da competitividade da empresa no mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Informação. GPS. Logística.
1. INTRODUÇÃO:
A sobrevivência das organizações depende nada mais do que sua capacidade de se adaptar às mudanças e buscar sempre melhorias nos produtos, na tecnologia e nos serviços oferecidos. As empresas que possuem inteligência empresarial e que se apoiam na Tecnologia da Informação (TI), desta forma ganharão vantagem no mercado competitivo, pois atualmente ela tem sido reconhecida como uma arma estratégica, permitindo a sustentação das operações e viabilizando novas estratégias empresariais. O tema deste trabalho busca explicar a importância da Tecnologia da Informação (T.I.) aliada à logística, tendo como foco o Sistema de Posicionamento Global (GPS), seus softwares, programas relacionados, satélites, dentre outros, além de apontar os benefícios deste sistema e o que mudou depois da implantação para a logística.
2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI):
Segundo Beuren (apud GERWIN e KOLODNY, 2000, p.49), “o conhecimento tecnológico resume-se em três configurações: máquinas, procedimentos codificados (incluindo programas de computação) e rotinas armazenadas na memória dos indivíduos.” É importante que uma