Gprs
Com o crescimento da internet, os usuários de telefones móveis passaram a demandar acesso à internet através do celular. O problema é que a segunda geração de celulares preparou-se para oferecer telefonia digital, mas não para acessar a internet. A internet transporta dados por pacotes, através do protocolo IP e para que a rede móvel seja adequada à internet, era preciso que os dados fossem organizados e transportados também em pacotes. Foi criada então a tecnologia GPRS (de General Packet Radio Services ou Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), cuja finalidade é possibilitar o tráfego de dados por pacotes para que a rede de telefonia celular possa ser integrada à internet. O sistema GSM com o GPRS integrado recebeu o nome de geração 2.5G, tendo sido uma evolução importantíssima para a comunicação de dados móvel. O GPRS permite taxas de transferência em torno de 40 kbps.
O GPRS (General Packet Radio Service) é uma tecnologia baseada em uma rede de pacotes (suportando IP e X.25), para o tráfego de dados em redes de comunicações móveis como, por exemplo, redes GSM, aumentando as taxas de transferência de dados. O GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que tecnologias anteriores, podendo passar a marca dos 170 kbps (velocidade média de 115kbps e throughput médio de 40 kpbs).
General Packet Radio Service (GPRS) é um padrão para serviço de dados sem fio disponível em alguns sistemas GSM em todo o mundo. É o precursor da 3G, a terceira geração de redes de telefones celulares que oferecem acesso de alta velocidade a Internet e telefonia com vídeo. 3G trás a mesma velocidade super rápida da banda larga para os telefones celulares que você obtém em casa com cabo ou DSL.
O GPRS é padronizado pela ETSI. Sua primeira versão foi proposta em 1998.
O General Packet Radio Service (GPRS) é uma extensão do Global System for Mobile