Governo Provisorio
Logo após a revolução de 1930, teve no Brasil um governo provisório, que teve duração de quatro anos, chefiada por Getulio Vargas que rompeu com quatro décadas da conhecida política do “café com leite”.
A política do café com leite nada mais era que: São Paulo indicada como maior produtora de café no país e minas de leite. Eles uniram suas forças políticas e econômicas e controlaram a política Brasileira com uma alternância de poder com isso ora tínhamos um paulista no poder da presidência ora tínhamos um mineiro. Com grande numero na bancada do congresso e maior curral eleitoral eles obtinham o apoio das elites de outras províncias do pais. A fim de garantira o resultado das eleições utilizava métodos como coronelismo, voto de cabresto e a política dos governantes. Como o voto não era secreto os coronéis os coronéis controlavam em quem as pessoas votava, isso para garantir continuasse no poder. A política do café com leite teve seu fim quando o presidente Washington Luiz, paulista resolveu apoiar outro paulista Julio prestes rompendo o pacto com os mineiros e descontentes os mineiros uniram com os políticos do rio grande do sul e lançaram um candidato de oposição. Os Paulistas venceram as eleições como já era esperado devia as fraudes cometidas por eles. Porem os mineiros organizaram um golpe para impedir que tomasse posse o presidente eleito. E assim Getulio Vargas assumiu o poder da presidência, o que ficou conhecido como revolução de 1930.
Como presidente, Vargas criou o ministério do trabalho, indústria e comercio para satisfazer a elite industrial que vinha crescendo, criou ele também o ministério da educação e saúde. Ele diminuiu os poderes dos governantes para aumentar seu poder de intervenção. Mas o ponto forte do seu mandado foi à atenção dada aos trabalhadores criando a lei da sindicalização que permitiu avanços na legislação trabalhista, o trouxe a carga horária de trabalho, direito as férias remuneradas, descanso aos domingos,