Governo de Luis In cio Lula da Silva
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DANIELLA ROJAS
GUSTAVO GOULART
JÉSSICA DE FREITAS
PATRÍCIA LOPES
ECONOMIA BRASILEIRA
UM RETRATO DO BRASIL ATUAL- ETAPA 4
CAMPO GRANDE, MS
Governo de Luís Inácio Lula da Silva
Crescimento econômico
Lula assumiu o poder em 2003, e sua primeira medida econômica foi a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, constituído por representantes dos trabalhadores, dos empresários, do governo e outros setores da sociedade. “A mudança principal se manifestou no front externo: o governo rompeu com apolítica de alinhamento automático com os EUA e retomou a tradição de política externa independente sintetizada por San Tiago Dantas nos anos 1960.
Estabilidade econômica - a inflação manteve-se abaixo de 5% e o salário mínimo corresponde, hoje, a mais de US$ 200. Isso permitiu ao consumidor planejar melhor suas compras, o que foi facilitado por uma política de créditos consignados e a longo prazo, apesar de as taxas de juros serem ainda elevadas.
Dentre as principais características evolutivas do período estão a liquidação da dívida externa do país, a redução da taxa básica de juros da economia e a diminuição da desigualdade social. Todas essas características contribuíram para alavancar a economia e impediram grandes danos durante a crise internacional. Tem-se então uma série de avanços, que como pode-se perceber, são a combinação de diversos fatores, onde a mínima ligação ou menos decisiva, seria partidária.
Corrupção Governo Lula
Revelou-se um mega esquema de pagamentos de propinas, o "mensalão", a parlamentares da base aliada para a compra de votos em questões importantes para o governo. Foi assim que Lula conseguiu, por exemplo, aprovar a reforma da Previdência em 2003. No final, o Congresso Nacional, aliado ao Planalto, conseguiu impor uma monumental pizza. Apenas três deputados foram cassados no maior escândalo político da