GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa é um conjunto de leis, costumes, regulamentos, processos, que tem como objetivo orientar uma empresa, da forma como ela está sendo administrada e fazer com que os acionistas voltem a confiar na empresa, ou seja, é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
Os primeiro códigos da governança corporativa surgiram com os graves escândalos contábeis em meados de 1980, que envolveu importantes empresas da época. Em 1992, foi publicado na Inglaterra o relatório Cadbury, considerado o primeiro código de boa governança corporativa. No mesmo ano, a empresa General Motors, nos Estados Unidos, também lançou um código de governança. Pouco tempo depois, foi constado que mais da metade das 300 maiores empresas, já utilizavam os códigos.
A boa governança corporativa possui oito características, que são elas: participação, estado de direito, transparência, responsabilidade, orientação por consenso, igualdade e inclusividade, efetividade e eficiência, e prestação de contas.
Neste sistema de boa governança, podemos citar alguns benefícios que este traz para a empresa. A empresa, que contém a governança corporativa, tem um desenvolvimento econômico sustentável, gerando uma melhoria na empresa, além de maior acesso a fontes externas de capital. Isso faz com que a empresa que possui a governança corporativa, não tenha alguns fracassos comuns que ocorrem em empresas que não usam da boa governança. Fracassos como fraudes, erros estratégicos e abuso do poder. Algumas das empresas que podemos citar que usam dessa governança, são: Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, TAM Linhas Aéreas, Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz), Banco Itaú e muitas outras.
Podemos então concluir que cada vez mais as empresas procuram ter a governança corporativa, para adquirir maior desenvolvimento e sucesso.