Governança Corporativa
2 – “... a riqueza da companhia não se reflete necessariamente em riqueza para os acionistas”.
Levando em conta que os administradores e acionistas podem ter interesses divergentes, justifique a afirmação acima. Pg 19
3 – Analisando os níveis de governança corporativa, segundo a BM&F-Bovespa, indique:
a. A principal diferença legal entre Novo Mercado e os níveis 1 e 2;
b. Relate o que é o conjunto de regras societárias denominada de boas práticas de governança corporativa.
4 – Fazendo uso das suas palavras destaque quais as recomendações da Bolsa de Nova Iorque após a Lei Sabanes- Oxley.
5 – O membro do Conselho Fiscal não é responsável pelos atos ilícitos de outros membros, salvo se com eles foi conivente, ou se concorrer para prática do ato. Comente sobre a ação que o membro do Conselho Fiscal deverá tomar para não ser considerado omisso, caso venha a testemunhar ato ilícito, ainda que não tenha participação do mesmo.
Conflito de agência é aquele proveniente da extrema dispersão do capital, no qual exacerbam-se interesses confl ituosos entre os acionistas e os gestores. Esta é uma forma típica de confl ito de agência oriunda do divórcio entre a propriedade e a gestão, que não são exercidas pelo mesmo agente, em face da pulverização do capital. Outra espécie é o confl ito entre os acionistas minoritários e os majoritários, predominante em diversos países onde a estrutura de capital das companhias é bastante concentrada e o mercado de capitais, imaturo, de modo que os minoritários se preocupam com as decisões dos majoritários que podem infl uenciar ou, até mesmo, prejudicar seus interesses e direitos.
Conflitos de agência “verticais” (quando há divergência de propósito dos acionistas e dos executivos) ou Conflitos de agência “horizontais”