Governança corporativa
Gestão da empresa familiar
Professor Marco Miller Trainini
Henry Souza Bittencourt
“Governança Corporativa”
São Jerônimo, 23 de Novembro de 2012.
Governança Corporativa
Conceito:
É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais interessados são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras e a comunidade em geral.
O que é Governança Corporativa?
Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais envolvidos a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever fiduciário. Um problema relacionado, entretanto normalmente tratado em outro fórum de discussão é o impacto da governança corporativa na eficiência econômica, com uma forte ênfase em maximizar valor para os acionistas.
Visão da Governança Corporativa
A governança corporativa visa diminuir os eventuais problemas que podem surgir na relação entre gestores e acionistas e, consequentemente, diminuir o risco de custos da agência.
Pontos Fortes da Governança Corporativa
Os pontos fortes da governança corporativa são:
Participação
Participação significa que homens e mulheres devem participar, sem distinção, igualmente das atividades de governo.
A participação deve contemplar a possibilidade de participação direta ou