Governança corporativa
1992
. No mundo: publicação do Relatório Cadbury, considerado o primeiro código de boas práticas de governança corporativa. O documento, elaborado por uma comissão coordenada por Sir Adrian
Cadbury, surgiu como resposta aos escândalos registrados no mercado corporativo e financeiro da
Inglaterra no final dos anos 1980. O Relatório influenciou as publicações dos futuros códigos de diversos países. General Motors divulga suas "Diretrizes de Governança Corporativa", considerado o primeiro código de governança elaborado por uma empresa.
. No Brasil: não houve registro sobre governança neste período.
1994
. No mundo: em pesquisa realizada pelo Calpers (California Public Employees Retirement
System), observou-se que mais da metade das 300 maiores companhias dos EUA tinham desenvolvido manuais próprios de recomendações de governança corporativa.
. No Brasil: não houve registro sobre governança neste período.
1995
. No mundo: publicação do Relatório Vienot, marco da governança na França.
. No Brasil: fundado o Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração (IBCA), atual IBGC.
1996
. No mundo: não houve registro sobre governança neste período.
. No Brasil: o primeiro evento público do IBCA, no Museu de Arte Moderna (MAM), abre ciclo de debates inédito no País sobre conselheiros de administração e governança corporativa.
1997
. No mundo: criação do novo mercado (Neuer Markt) da Bolsa de Frankfurt, Alemanha. No mesmo ano, a Federação Japonesa das Organizações Econômicas lança relatório com recomendações sobre governança corporativa. Em setembro, ocorre a crise asiática, fomentada, entre outras coisas, por péssimas práticas de governança corporativa.
. No Brasil: é aprovada a Lei 9.457/97, reformando a Lei das Sociedades Anônimas original (Lei 6.404/1976). A Lei revoga o Tag Along de 100% para ordinaristas, sendo considerada um retrocesso na questão do direito dos acionistas