Governança corporativa
1) Quais tipos de riscos ocorreram no referido episódio? Justifique e comente sobre o inter-relacionamento entre eles.
Com as descobertas da Polícia Federal através da operação Influenza, a Agrenco estava exposta aos três tipos de riscos:
Riscos Financeiros:
Preços de ações – Após a notícia sobre a prisão dos executivos, e de mais 22 pessoas envolvidas na operação, a negociação dos BDRs da Agrenco foi suspensa na Bovespa, após despencarem 46,8%.
Riscos Estratégicos:
Exigências regulatórias – Além dos funcionários da Agrenco, foram presos um auditor da Receita Federal, um policial federal aposentado e o delegado do município de Itajaí, sob a acusação de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, falsidade ideológica, remessa ilegal de dinheiro ao exterior e corrupção ativa e passiva.
Planejamento estratégico – a Cia. simulava exportações de soja do pelo Porto de Itajaí – SC, inflando o volume de suas vendas externas, que em apenas um ano subiram de 6,0% para 14,6%.
Risco de reputação ou de imagem – A Agrenco foi notícia por toda a mídia, depois da prisão dos principais executivos após a descoberta das fraudes pela PF.
Riscos Operacionais:
Os mais importantes riscos operacionais envolvem problemas de Controles Internos e de Governança Corporativa. A Agrenco não estava preparada para tornar-se uma Cia. aberta. Não tinha os Controles Internos necessários ou princípios de Governança verdadeiramente assimilados em sua cultura.
O Presidente do Conselho, era também o Diretor Presidente, um exemplo clássico de má Governança. Além do acúmulo das funções, o Diretor acabava sendo monitorado por ele mesmo, como Presidente do Conselho.
A Agrenco esteve exposta aos riscos financeiros, estratégicos e operacionais, que se relacionam entre si, pois as fraudes afetaram a Cia., envolvendo os funcionários desde a Alta Administração. Os sócios foram acusados de terem maquiado balanços financeiros da