Governabilidade no brasil
A reforma do Estado no Br, do seu sistema partidário e eleitoral, é condição para afastar o cenário de ingovernabilidade que nos ameaça. Comente:
Entende-se que a governabilidade é um conjunto de condições de que se necessita para exercitar o poder. Dela derivam a eficácia na forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o jogo de forças instalado no que concerne a oposição e a situação do país. É na governabilidade que se expressam as condições estruturais e legais de o governante realizar mudanças, construir políticas públicas.
A partir daí, percebe-se no Brasil uma inversão no conceito de governabilidade, pois o que se verifica é uma grande autonomia por parte do congresso, que faz com que o presidente, com o intuito de manter a governabilidade, ceda em decisões importantes, ou ainda, fazer com que ele perca um pouco de sua autonomia.
Uma reforma no sistema partidário e eleitoral no Brasil seria condição para afastar o cenário de ingovernabilidade, pois o que se verifica atualmente é um sistema falho e cheio de vícios. No que tange o sistema partidário, verifica-se uma grande quantidade de partidos nanicos, que fazem coligação com os grandes partidos, apoiando-os em troca de favores e cargos. Dessa forma, por exemplo, se o governo quiser fazer uma reforma partidária, terá que ceder mais cargos para obter maioria nos votos, o que afeta a governabilidade.
Os políticos são colocados no poder por meio do voto, ou seja, têm o poder legitimado pela vontade do povo, seja na forma majoritária, seja na proporcional. Entretanto, ao chegarem ao poder, se esquecem de lutar pelos interesses daqueles que os elegeram, atuando apenas em benefício próprio ou de seus aliados.
OS problemas referentes ao sistema eleitoral e partidário no Brasil impedem que a governabilidade garanta o equilíbrio nos programas de governo. Para melhorar o cenário no país, seria necessário fortalecer o debate e implementar ações de